DOMUS

Como assumir as rédeas da narrativa sobre a sua carreira em tempos desafiadores

26.04.2023
Outros

O sucesso depende muito da sua própria capacidade de acreditar que consegue alcançar resultados.


Não imagina como a sua mentalidade pode ter impacto na trajetória da sua carreira. Assumir o controlo do seu mindset e definir objetivos profissionais é fundamental. No entanto, a autocrítica continua a ser uma fonte de stress e ansiedade, sobretudo quando se estabelecem expectativas algo irrealistas ou as críticas são levadas demasiado a peito.


A AUTOCRÍTICA É AO MESMO TEMPO ÚTIL E DOLOROSA

A autocrítica pode ser prejudicial quando nos obriga a reavaliar constantemente o nosso percurso profissional.  Sem autocrítica, não se pode crescer ou melhorar as suas capacidades, mas quando se transforma em dúvida ou insegurança, pode tornar-se num grande bloqueio.

Mesmo que a grande maioria do feedback seja positivo, as pessoas extremamente perfeccionistas tendem a sentir que poderiam ter sido sempre melhores e concentram-se apenas nos 5% de coisas que poderiam ter melhorado, em vez dos 95% que correram bem. Isto pode levar a entrar num ciclo vicioso e a sentir que nunca é suficientemente bom, o que pode afetar negativamente a sua motivação. Se não for controlada, esta mentalidade pode rapidamente tornar-se desmoralizante.


A COMPARAÇÃO CONSTANTE PODE SER TÓXICA

A comparação é outra fonte de autocrítica. Hoje em dia, as redes sociais tornam muito mais fácil comparar-se com os outros, seja com um profissional com um cargo semelhante ou alguém que se segue online e que tenha conseguido ganhar o tipo de atenção que não conseguiu alcançar para si próprio.

Quando se compara com os outros, pode muitas vezes concentrar-se apenas nas suas próprias falhas. Pode sentir que não está a ser suficientemente bom, a alcançar o suficiente, a ganhar o suficiente ou a progredir suficientemente rápido, o que pode levar a sentir frustração e consequentemente falta de confiança nas suas próprias capacidades. Quando sente que nada é suficiente, fica esgotado tanto mental como fisicamente, o que acaba por ter um impacto negativo na qualidade do seu trabalho.


A AUTOCONFIANÇA É PODEROSA

Por outro lado, acreditar em si próprio pode ter um impacto positivo na trajetória da sua carreira. A autoconfiança permite-lhe correr riscos, expor-se sem medo e a perseguir sem hesitações oportunidades que possam ter parecido inicialmente fora do seu alcance.

Muitas dessas iniciativas resultam numa maior autoconfiança que, por sua vez, permitem que se sinta mais confiante para alcançar novos desafios, o que por sua vez pode levar a um novo ciclo virtuoso de acções e resultados positivos.


O IMPACTO DO MINDSET NOS RESULTADOS

A mentalidade pode ser responsável pelo seu próprio sucesso. A autocrítica pode sabotar e a confiança pode impulsionar. Preparação, trabalho árduo e conhecimento são necessários para alcançar o sucesso. Além disso, ser crítico do seu próprio trabalho é necessário para melhorar o que faz.

Mas uma vez que tenha consciência do seu valor e empenho, a certa altura, é preciso acreditar em si próprio para convencer os outros a acreditarem em si. Quando acredita em si próprio, é mais provável que dê o seu melhor e alcance os resultados que pretende. Quando é excessivamente crítico de si mesmo ou se compara aos outros, é mais provável que se retraia e perca oportunidades.


CONTROLE A NARRATIVA DA SUA CARREIRA

Começar a ter consciência do impacto da sua mentalidade pode ter um impacto directo nos seus resultados. Se se sentir demasiado pessimista, tente reverter o seu pensamento e lembrar-se dos seus progressos e realizações até ao momento. Além disso, tente rodear-se de pessoas que acreditam em si e o apoiam nos seus objetivos. Mentores, amigos e colegas podem dar-lhe um feedback sincero e apoio emocional quando mais precisar.

Finalmente, dê a si próprio um pouco mais de margem de erro. Tente passar a próxima semana a ser um pouco menos crítico e dê a si próprio crédito onde o crédito é devido. Não importa quão volátil o seu percurso profissional tem sido, a narrativa da sua carreira está absolutamente sob o seu próprio controlo. Duvidar das suas capacidades é natural e inevitável. O melhor antídoto é reconhecer as suas preocupações, acreditar nas suas capacidades e controlar a sua própria mentalidade, para se dar a si próprio a melhor oportunidade de alcançar as suas ambições de carreira.

partilhar